Uruguai - Carmelo - 7 imperdíveis vinícolas em Carmelo

7 imperdíveis vinícolas em Carmelo, Uruguai
Conhecer as vinícolas em Carmelo é o grande motivo para visitar esta cidade, que possui uma promissora rota de vinhos. Conhecemos sete vinícolas familiares na pequena cidade, que recebem turistas, todas diferentes e muito charmosas.


Campotinto e La Concordia

A Campotinto é uma vinícola pequena e faz parte de um projeto que une pousada, restaurante, condomínio de vinhos e sua produção própria. Vale a pena reservar e conhecer Daniel Cis, o enólogo que trata da produção do Campotinto 2014, vinho que ganhou medalha de ouro entre os vinhos uruguaios pelo Vino Sub30.
Como chegar ♠ Fica a 1,5km do centro de Carmelo, na estrada dos Peregrinos. A entrada da adega fica bem em frente à Capela de São Roque, uma bonita construção de Carmelo.
Visitas ♠ A degustação ocorre de quarta a sábado, das 12h às 17h. As reservas podem ser feitas pelo e-mail info@campotinto.com ou no telefone (+598 4542 7744).
Pertinho da Campotinto está a Bodega Cordano, também conhecida como Armazém de la Capilla.


Cordano e Armazém de la Capilla

A cordano é uma vinícola pequena e antiga, que utiliza o antigo armazém para a venda de produtos feitos na região. O doce de leite e as balas de vinho tannat são imperdíveis. As balas lembram os cones de açúcar do interior da Bahia, deliciosas!
Toda a produção é manual e consumida principalmente na própria região. Inicialmente, a bodega trabalhou apenas com vinho de mesa, em 1855, seu precursor Don Angel Cordano veio da Itália com as primeiras cepas da uva Criolla.
Como chegar ♠ É possível caminhar da Campotinto até a Cordano, na mesma estrada dos Peregrinos.
Visitas ♠ O armazém está aberto todos os dias das 11h às 20h. As reservas podem ser feitas pelo e-mail almacendelacapilla@adinet.com.uy ou no telefone (+598 099 544 255), porém serão bem recebidos mesmo sem reservas.


El Legado

Como diz o nome, El Legado é uma vinícola boutique que foi herdada por Bernardo Marzurca de seu pai. Com as vinhas antes arrendadas para a Irurtia, Bernardo assumiu em 2005 e passou a tocar a produção própria, com métodos inovadores como o “cordão vertical livre” em que os vinhedos não ficam presos na horizontal por arames, como sempre vemos, mas crescem para os dois lados, sem amarrações.
Como chegar ♠ Ainda seguindo pela Estrada dos Peregrinos, é possível ir de bicicleta até a El Legado, que dista 3,0km.
Visitas ♠ É imprescindível reservar a visita ou pelo e-mail bodegalegado@adinet.com.uy ou no telefone (+098 307193-099111493). Há também a página do Facebook – https://www.facebook.com/ellegadobodegaboutique


Irurtia

A Irurtia é uma bodega com 103 anos, com cepas varietais que vieram nos anos 1968 direto da França. O pai é originário da cidade de Pamplona, na Espanha e chegou a Carmelo para trabalhar na pedreira que fica ao fundo da propriedade. Hoje a vinícola trabalha com quase todas as cepas francesas, produzindo até 100 mil garrafas de vinho fino.
Como chegar ♠ Na Ruta 21, está a entrada para a Irurtia. É possível ir de bicicleta, mas precisa cruzar a rodovia.
Visitas ♠ A Irurtia tem visitações diárias, das 10h às 19h. Para reservar é possível pelo telefone (+598 99 692 545) ou e-mail turismo@irurtia.com.uy e marianoelirurtia@gmail.com Preços de U$8,00 dólares (1 vinho) a U$32,00 com toda a linha de vinhos.


Narbona

A Narbona talvez seja a mais famosa vinícola da região, por ter investido em um turismo de luxo com apoio do resort Hyatt Carmelo. Possui uma pousada boutique e um restaurante muito bem recomendado. A visita ocorre às 13h e é importante reservar na alta estação, pela grande procura.
Como chegar ♠ Na Ruta 21, em direção ao norte.
Visitas ♠ Há visitas diárias e as reservas podem ser feitas pelo telefone (+598) 4540 4160 ou por e-mail: reservas@narbona.com.uy


Casa Chic e Bodega Buena Vista

A bodega Buena Vista faz parte do complexo que inclui a pousada Casa Chic e a produção do azeite de oliva Buena Vista. Não existem visitas com degustação na baixa estação, mas agendando com antecedência pode se agendar uma visita mediante o consenso da mesma. A origem da vinícola data dos anos 70, quando o empresário argentino Federico Bonomi comprou a antiga propriedade.
A vinícola tem vista para o rio da Prata, assim como a pousada Casa Chic, hospedagem de luxo, onde pode se provar três exemplares excelentes da produção. O favorito é o Tannat Reserva 2009.
Como chegar ♠ Na Ruta 21, em direção a Punta Gorda.
Visitas ♠ As visitas regulares ocorrem apenas na alta temporada, O restaurante da Casa Chic está aberto ao público todos os dias de 20h as 23hrs y 12:00/12:30, mediante reserva no e-mail: Atencionalcliente@casa-chic.com e info@buenavista.com.uy Telefone (+598) 99007446


Los Cerros de San Juan

Na estrada que liga Carmelo a Colônia do Sacramento está a Cerros de San Juan, estância histórica com vários prédios em ruínas e outros em funcionamento.

Desde 2013 se produz um vinho com 5 variedades de uvas, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Tannat, Merlot e Tempranilho e os vinhos brancos com as cepas Riesiling, Salvignon Blanc e Chardonnay. Impressiona muito o Mil Botellas, vinho feito com 30% de Tannat, 30% de Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot, 5% de Tempranillo y 5% de Pinot Noir. Tantas uvas e um impressionante equilíbrio.

Como chegar ♠ Ruta 21, km 213,5. Está a 33km de Colonia e 45 km de Carmelo.
Visitas ♠ As visitas ocorrem de quinta a terça das de 11hs às 17hs e devem ser reservadas no e-mail info@loscerrosdesanjuan.com.uy ou no telefone +598) 2481 72 00 (Sra. Silvia). Para a visita sem degustação, o valor é de U$10,00. As degustações com tábua de queijos e frios variam de U$20,00 a U$50,00, dependendo da linha de vinhos para provar.

Compartilhe:

    

Comentários


Entre em contato

Endereço:
Rua Marcondes Salgado, 1134 Sala 6
Ribeirão Preto - São Paulo
CEP: 14010-150

Telefone:
(16) 3941-3086

E-mail:
contato@livreacesso.tur.br

Curta nossa Fanpage


Acompanhe no Twitter